VERDADE OU MENTIRA? Coroinhas colocam maconha no incensário de uma catedral e a brincadeira acaba mal

Escrito por em janeiro 25, 2018

Há alguns dias vem circulando na rede uma notícia que afirma que dois coroinhas decidiram fazer uma grande piada e colocar maconha no incensário da Catedral de Santiago de Compostela, em Galiza, Espanha. Contudo, eles pagaram um preço alto pela brincadeira.

O incidente teria ocorrido  no dia 6 de janeiro deste ano, confira:

Durante a celebração da Epifania do Senhor na Catedral de Santiago de Compostela. Para a ocasião foi usado um grande queimador de incenso. Tudo correu normalmente até o local começar a ficar com um cheiro forte de maconha.

Um dos paroquianos disse em entrevista ao ‘Hay Noticia’:

Não era como o cheiro tradicional, era um cheiro familiar, mas eu não conseguia relacioná-lo com nada, mas a casa do meu filho às vezes tem esse cheiro“.

Várias pistas indicavam que os culpados eram os coroinhas. Depois da missa, a polícia os deteve. Eles não imaginavam que iriam acabar sendo presos. Um deles mencionou o seguinte:

“Foi uma brincadeira que surgiu durante a festa de Ano Novo, compramos meio quilo de maconha e colocamos dentro do incensário. É certo que as pessoas saíram da igreja mais felizes do que nunca”.

Os coroinhas foram libertados sem acusação, mas não poderão mais exercer sua função na igreja.

Será?

Bom, apesar de bem detalhista a noticia é  uma MENTIRA! Isso mesmo, e vamos te dizer o por que:

Missa do Botafumeiro é uma das realizações mais tradicionais em Santiago de Compostela, na Espanha. As missas onde o Botafumeiro (ou o incensário) eram usadas ocorriam todas as sextas-feiras, mas atualmente a celebração só ocorre em alguns dias específicos do ano. Confira as datas no site da Catedral de Santiago.

Apenas por curiosidade, o Botafumeiro é o maior incensário do mundo. Trata-se de um enorme incensário de latão banhado a prata, que pesa 62 kg vazio e mede 1,60 m de altura.

Durante as celebrações, o botafumeiro é enchido com cerca de 40 kg de carvão e incenso e elevado por meio de roldanas e com a força de 8 homens.

Voltando à notícia, ela afirma que os coroinhas colocaram “apenas” meio quilo de maconha no incensário. Uma quantidade muito pequena se compararmos com os quase 20 quilos de incenso que são normalmente usados nas missas.

A verdade mesmo é que essa notícia surgiu no site humorístico de língua espanhola Hay Noticia, que deixa bem claro que tudo o que é publicado lá tem fins satíricos e não deve ser levados à sério.

Em entrevista ao jornal El País, Trino García – um dos criadores do Hay Noticia – disse:

“As pessoas podem acreditar ou não o botafumeiro, mas, independentemente disso, compartilham porque é divertido. Fazemos humor, é por isso que nos incomoda muito que nos colocam na bolsa de notícias falsas de forma depreciativa e, juntamente com outras mídias que produzam ou distorcem a notícia para fins ideológicos, não é nosso caso”. 

 

 


BIG FM

BIG FM

Current track
TITLE
ARTIST