Conecte-se

VOCÊ CURIOSO

8 curiosidades nada agradáveis sobre os dentes humanos

avatar

Publicado

em

Uma das coisas que mais causam dor de cabeça em nossa vida, sem dúvida alguma são os dentes. Além de nos causarem dores horríveis, as salas dos profissionais que cuidam dos dentes, são assustadoras.




Então pode se preparar aí e se ligar em todas as curiosidades sobre nossos dentes!

8. Bebidas ácidas enfraquecem os dentes humanos

2

Apesar de ser feito de minerais e de ser a substância mais dura do seu corpo, não se engane: o esmalta do dente humano é bastante suscetível às cáries. Aliás, o esmalte do seu dente também não resiste muito bem à bebidas ácidas, como refrigerantes e até mesmo alguns sucos naturais.

Aliás, sobre a Coca-Cola  e outros refrigerantes sabor Cola tem capacidade de corroer de 55 a 65 vezes mais do que a água encanada, o café preto e até mesmo cervejas à base de raízes. Mesmo no caso dos refrigerantes diets.

A foto, por exemplo, mostra como ficaram os dentes humanos utilizados em um estudo de resistência. Como você pode ver, quanto mais expostos à Coca-Cola, vai preto, desgastado e cariado ficam os dentes.

7. Dentes humanos lascados ou fraturados = maior chance de cáries

15




Quando seu dente quebra ou é perfurado por algum motivo, essa rachadura no esmalte pode ser um parque de diversões para as bactérias. Aliás, elas são a porta de entrada para o parque de diversões. Daí, então, é um pulo para uma cárie aparecer.

6. Ranger os dentes também não é boa ideia

3

Como você já viu no tópico aí, de cima, dentes fraturados são muito mais propícios às cáries. Isso acontece também quando você range os dentes enquanto dorme. Aliás, se você faz isso não é só com as cáries que você precisa se preocupar, já que pode estar sob forte estresse ou preocupação.

No caso dos dentes humanos, o que acontece é que eles podem acabar caindo, literalmente, quando a mandíbula está sempre fazendo pressão sobre eles. Além de deixar os dentes moles, eles têm maior chance de quebrar ou, no mínimo, de rachar.

5. Bactérias = abscesso dentário

42




Mas, a vida seria boa demais se a entrada de bactérias nas camadas mais frágeis dos dentes humanos e da gengiva causasse somente cáries. Na vida real, elas podem causar também séries infecções, podendo resultar até nos horrorosos e dolorosos abcessos dentários. Aliás, se você não sabe, abscesso é o nome dado ao acúmulo de pus na gengiva, devido à infecção.

O que causa isso? Normalmente falta de higiene e cuidados com os dentes, especialmente se estiverem com algum ponto de entrada para as bactérias, como no caso das rachaduras e fraturas que já mencionamos.

E se você quer saber como essas bolsas de pus são tratadas, acredite, não é nada bonito! O profissional, no caso, precisa drenar esse líquido amarelo. Algumas vezes não dá nem para salvar o dente, devido ao nível da infecção. Detalhe: anestesia dificilmente pega em áreas de infecção.

4. Você não pode fugir das placas

71

Sabe aquela camadinha amarelada que fica sobre os dentes? Não é só excesso de café, sabia? Na verdade, aquilo tudo são bactérias que adoram se grudar aos dentes humanos. E o que bactérias fazem? Isso mesmo, trazem vários problemas, incluindo as cáries… e doenças na gengiva, nesse caso.

A má notícia é que as placas se formam naturalmente, então não existem muitas formas de manter os dentes humanos longe delas por muito tempo. Mas, se você escovar os dentes como manda o figurino e usar o fio dental, dá para manter tudo sob controle, pelo menos por um tempo.

3. Dentes muito brancos não são os mais saudáveis

52

Embora dentes bonitos sejam uma das características mais desejáveis pela maioria das pessoas, na hora de procurar um par romântico, dentes 100% brancos não são os mais saudáveis. Isso porque, à medida que envelhecemos, os dentes humanos acabam ficando mais escurecidos e perdendo o tom branco naturalmente. Ao forçar a volta da tonalidade branca, você não deixa de estar agredindo os dentes.

Agora, se quiser dentes mais brancos de forma natural, basta evitar alguns alimentos que desgastam e escurecem o esmalte dos dentes humanos.  Bons exemplos do que deve ser consumido com moderação são os refrigerantes, especialmente os sabor Cola; vinho tinto, romãs, molhos vermelhos, chás escuros, beterraba e assim por diante.

2. Dentes brancos = dentes muito sensíveis

6

Além de tudo que já dissemos aí, em cima, forçar os dentes a ficarem brancos acaba os deixando muito mais sensíveis. Até porque um dos métodos mais usadas de branqueamento consiste em cobrir o dente com um gel à base de peróxido de carbamida, que corrói o esmalte dos dentes humanos. Daí, quando a luz bate, o efeito é um branco muito mais aparente e luminoso.

O problema é que, em mais de 54% dos casos, as pessoas submetidas ao clareamento acaba com sensibilidade nos dentes em algum nível. Quando mais forte for a sensibilidade, maior a dor, especialmente no caso de alimentos gelados ou muito quentes.

1. Agora, um fato assustador: seus dentes são assim, na infância

81

Com certeza, se você tem algum tipo de agonia, essa imagem não vai sair da sua cabeça tão cedo. Mas, antes que você pense que se trata apenas de tortura, é assim que se parece o crânio de uma criança que ainda não trocou os dentes de leite, ou dentes primários.

Como você pode perceber, todos os dentes humanos permanentes já estão guardados no crânio, só esperando a hora certa de entrarem em cena. Aí eles empurram os dentes de leite, por meio da esfoliação, um processo que, basicamente, dissolve e absorve suas raízes.

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VOCÊ CURIOSO

Quem diria! Paquistão tem sua primeira jornalista transgênero à frente de um telejornal

avatar

Publicado

em

Quem diria, que logo no Paquistão,  um país que não é muito favorável aos direitos da comunidade LGBT: o Código Penal do país foi escrito em 1860, uma época muito mais conservadora do que os dias de hoje. Até hoje, gays, lésbicas, bissexuais e transexuais podem ser punidos com prisão por lá, por isso costumam viver escondidos.

Bom, parece que o jogo virou. No começo de março, o Senado paquistanês aprovou uma lei para garantir o direito à identidade de pessoas transgêneros, isto é, quem se identifica dessa maneira pode ser reconhecida com o gênero que mais se encaixa, sem precisar de um exame médico comprobatório.

Seguindo essa abertura de discurso, o Paquistão registrou sua primeira âncora de um telejornal autodeclarada transgênero: Maavia Malik apresentou um programa no canal privado Kohenoor News. Ainda que seja uma emissora particular, trata-se de um avanço gigantesco em um país com maioria muçulmana (96,3% do total).

Maavia Malik

Maavia Malik à frente do telejornal: repercussão foi positiva

O Paquistão segue os rumos da Índia, seu país vizinho, que também tem avançado na discussão de incluir o terceiro gênero na sociedade. Na Índia, Padmini Prakash foi a primeira mulher transgênero a apresentar um telejornal diário, em 2014. Para os cerca de 500 mil transgêneros do Paquistão, essa é uma vitória a ser comemorada.

“Estou extremamente feliz por esta oportunidade”, declarou Maavia, que até o começo do ano trabalhava como modelo no país. “Minha principal razão para chegar até aqui foi conseguir visibilidade e representação da comunidade transgênero no mainstream”, continuou a jornalista, que já vê a mudança acontecendo em seu país.

Felizmente, a população de lá parece estar aceitando bem a novidade. No Twitter, a maioria dos internautas aprovou a inclusão. Será que essa febre positiva pode se espalhar por outros países ditos mais tolerantes? Vamos torcer!

Maavi Malik

 

Continue lendo
Publicidade

Facebook

TRENDS

MúsicaAtrás

Tudo que você precisa saber sobre o Billboard Music Awards 2018

O Billboard Music Awards chegou! Na noite deste domingo, 20, nós, do E! Online Brasil, vamos apreciar os looks das estrelas no tapete vermelho e,...

MúsicaAtrás

Clean Bandit e Demi Lovato estão juntos na música “Solo”. Ouça

Clean Bandit lançou nesta sexta-feira (18) sua música em parceria com Demi Lovato. A faixa, intitulada “Solo”, segue a pegada...

MúsicaAtrás

Vem ouvir “Where Were You in the Morning?”, música nova de Shawn Mendes

Falta apenas uma semana para o #ShawnMendesTheAlbum ser lançado, mas o canadense segue firme na divulgação do seu terceiro disco....

MúsicaAtrás

“Ring The Alarm”: Black Eyed Peas lança música inédita com vocal feminino misterioso

O Black Eyed Peas liberou nesta sexta-feira (18) a inédita “Ring The Alarm, Pt.1, Pt.2, Pt.3”. A faixa trás o...

MúsicaAtrás

“Sangria Wine” é o novo single de Camila Cabello e tem parceria do Pharrel Williams

Uma salada de reggae, pop e ritmo latino, esta é “Sangria Wine”, novo single de Camila Cabello e Pharrel Williams...

MúsicaAtrás

Madonna confirma lançamento de nova música em breve

Madonna está pronta para voltar à música. Sem revelar datas, a rainha do pop confirmou o lançamento de “Beautiful Game”...

MúsicaAtrás

Shawn Mendes anuncia lançamento da faixa “Where Were You in the Morning?” para próxima sexta

Dia 25 de maio Shawn Mendes lança seu terceiro álbum de estúdio, enquanto a data não chega o canadense resolveu...

MúsicaAtrás

“Back To You” é a música mais adicionada nas rádios americanas nesta semana

O novo single de Selena Gomez já é um grande sucesso nos Estados Unidos. Lançado na última semana, “Back To...

Publicidade

Mais Lidos